Sport sedia campanha nacional de doação de sangue

10

Uma campanha nacional de doação de sangue tem início no mês de abril. Organizada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), a ação tem o objetivo de manter os estoques de sangue e hemocomponentes nos hospitais, que foi muito atingida pelo isolamento social imposto pelo avanço do Covid-19 no Brasil. Para atender esta ação aqui em Pernambuco, o Sport Club do Recife abre toda sua estrutura para receber a “Coleta de sangue nos estádios – 1o fase”.

Em acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que também é parceira nesta campanha, a Ilha do Retiro foi escolhida para receber toda estrutura pessoal e de equipamento necessárias para garantir a segurança e a higienização adequada para que os pernambucanos façam sua doação.

O Brasil necessita cerca de três milhões e quatrocentas mil doações voluntárias de sangue ao ano, o que faz com que mais de quatro milhões de doadores sejam mobilizados todo ano para exercer essa atividade, com mais de oitenta por cento das doações no Sistema Único de Saúde.

Considerando a paixão que o pernambucano tem pelo futebol e o espirito de solidariedade da população brasileira, a campanha vai organizar coletas externas de sangue nos estádios como a Ilha do Retiro, que possui grande área física aberta e ventilada, o que é adequado para prevenção da transmissão do vírus.

A previsão da ABHH é de que a campanha possa atender cerca de 800 doadores por dia em horários agendados pelos serviços de hemoterapia locais.